Depois de uma semana funcionando com delivery para todas as operações, o sistema de ponto de coleta iniciado ontem nos shoppings de Pernambuco, com a compra feita através das plataformas digitais e redes sociais e entrega no estacionamento, não vai ser o responsável pela retomada do faturamento a patamares anteriores, mas vai ajudar a incrementar as vendas principalmente aproveitando uma data especial para o varejo brasileiro, o dia dos namorados, comemorado na próxima sexta-feira. Ainda assim, a expectativa é que o movimento seja ainda muito baixo, já que o delivery representou entre 10% e 15% das vendas que eram realizadas antes da pandemia e a coleta deve aumentar o percentual para 30%.
Segundo Paulo Carneiro, presidente da Associação Pernambucana de Shoppings, o fluxo de vendas com o delivery, iniciada há uma semana, não foi alto. Mas a estimativa é que o ponto de coleta melhore o movimento dos lojistas. "Está operando muito bem, sem transtorno, sem fila. Está tudo muito bem estruturado e organizado. É uma operação pequena, pouco para o que os lojistas precisam, mas já é um alívio. Mas nem todas as lojas aderiram ao sistema porque ele exige a montagem de uma estrutura para o atendimento", explica.
Mesmo que não represente uma alta considerável do faturamento, Thomaz Lera, diretor da Associação dos Lojistas do Shopping Guararapes, acredita que a antecipação da liberação do ponto de coleta foi importante para o setor. "Os setores de alimentação e informática estavam com delivery e em junho todas as operações entraram também. Agora permitiu o drive thru, o cliente faz o pagamento pelo meio eletrônico e passa no shopping somente para coletar, isso traz segurança para quem não se sente confortável no shopping ou pagar taxa de delivery. Dá mobilidade para todos os setores e é uma decisão boa porque agora vamos começara ter o sentimento de como o movimento vai estar", diz.
Ele ainda ressalta que junho é um mês importante para o varejo. "O Dia das Mães é importante, mas só pega a parte feminina. O Dia dos Namorados pega tudo, feminina, masculina, informática, é eclético. E emenda com o São João, quando as pessoas têm o hábito de comprar roupas. Com delivery, as vendas ficaram em torno de 10% a 15% do período normal, e agora, na melhor das hipóteses, deve faturar 30% do que seria um mês normal", conclui.