Domingo, 22 de Dezembro de 2024

Brasil

Publicada em 03/03/20 às 11:22h - 167 visualizações
GREVE, SAIBA QUAIS SÃO OS LIMITES

Rádio AmarajiFM 98.5 Mhz- Amaraji PE

 (Foto: Rádio AmarajiFM 98.5 Mhz- Amaraji PE)

No início de fevereiro, teve início a maior greve de petroleiros desde 1995. O motivo da greve é a demissão em massa de funcionários, devido ao fechamento da Ansa, unidade da Petrobrás no Paraná. A greve ganhou o apoio da categoria dos caminhoneiros, que também paralisou as atividades por 10 dias em 2018, devido ao alto preço dos combustíveis.

Em momentos como esses, nos quais grandes greves são realizadas, a população pode ter dúvidas acerca do funcionamento deste mecanismo que constitui um direito garantido aos trabalhadores. Por conta disso, iremos explicar os aspectos jurídicos das greves a seguir.

A Lei 7.783/1989, ou Lei de Greve, estabelece o movimento como um direito dos trabalhadores no qual há “a suspensão coletiva, temporária e pacífica, total ou parcial, de prestação parcial de serviços a empregador”. Entretanto, esta lei também estabelece os limites para os movimentos grevistas.

Assim, tanto os empregados quanto os empregadores precisam seguir algumas normas, para que o movimento não seja considerado ilegal ou para que a empresa não tenha problemas advindos de medidas tomadas durante este momento.

Aos empregadores, com algumas exceções, que já estão previstas em lei, é proibida a rescisão de contratos dos grevistas durante o movimento. Além disso, não é possível contratar funcionários substitutos, para que as atividades continuem normalizadas. Essas medidas asseguram o direito constitucional à greve.

Em relação aos empregados, para que a greve seja legal, alguns requisitos devem ser cumpridos:

  • A greve deve ser informada com antecedência;
  • Não deve-se violar ou constranger direitos fundamentais;
  • Mesmo com a paralisação, deve haver um percentual mínimo de atividades para atender as necessidades básicas da população;
  • É vedado o desrespeito ao patrimônio particular.

Além disso, é sempre interessante lembrar que a mediação e a conciliação sempre são as melhores saídas para a resolução de conflitos, seja no âmbito trabalhista ou em qualquer outro. 

Edmar Gomes     




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:


Top Música
1
Meu violão e o nosso cachorro
Simone e Simaria  
2
Escreve aí
Luan Santana  
3
Camarote
Wesley Safadão  
4
Só num sonho
Ivete Sangalo  
5
Isso cê num conta
Bruno & Marrone  
6
Porta aberta
Belo  
7
Chuva de arroz
Luan Santana  
8
Lua de mel
Sorriso Maroto  
9
Sonhos de Deus
Padre Marcelo Rossi  
10
Do seu coração sou dono
Gabriel Diniz  
Peça sua Música


Nenhuma pedido cadastrado


Estatísticas
Visitas: 1045338 Usuários Online: 420


Hora Certa

Converse conosco pelo Whatsapp! Vamos lhe atender sim.
Copyright (c) 2024 - Rádio AmarajiFM 98.5 Mhz- Amaraji PE - Todos os direitos reservados