Os médicos dizem que as próximas horas serão decisivas para o zelador que teve a mão esquerda reimplantada depois de tentativa de assalto. Valdeci Pereira da Cruz, 53 anos, segue internado no Hospital SOS Mãos, na Ilha do Leite no Recife.
Submetido a uma cirurgia que durou seis horas, nesta sexta-feira (28), o quadro de saúde é considerado estável, mas sem previsão de alta. O monitoramento em tempo integral neste período é para detectar algum tipo de infecção ou até mesmo trombose.
As sessões de fisioterapia devem durar em média seis meses e só terão início com a recuperação completa dos vasos, artérias, nervos e tendões.
Entenda o caso
O zelador Valdeci Pereira da Cruz, de 53 anos, seguia para o trabalho de bicicleta quando, por volta das 4h, foi abordado por dois assaltantes na Avenida Cidade de Monteiro, próximo à comunidade Miguel Arraes.
No momento do assalto, a vítima não quis entregar a bicicleta e um dos homens, que portava um facão, decepou a mão de Valdecir. Após o assalto, o zelador correu em direção ao condomínio onde trabalha para pedir ajuda. O porteiro, que estava trabalhando no momento, viu a vítima caída no chão e correu para ajudar.
Segundo o síndico do condomínio, Thyago Amorim, a área onde ocorreu o assalto é muito perigosa. "Eu já havia pedido para que o Valdecir não viesse ao trabalho nesse horário da madrugada, já que ele pega às sete horas da manhã", afirmou. A bicicleta da vítima não foi levada e os assaltantes fugiram.
Após perceber a gravidade do ocorrido, Thyago e o porteiro foram procurar a mão da vítima, que foi encontrada em meio ao mato, próximo à comunidade. A Polícia Militar foi acionada, juntamente com o Samu. Valdecir foi socorrido pelos agentes da Polícia e levado ao Hospital Getúlio Vargas, no Cordeiro