(Foto: Rádio AmarajiFM 98.5 Mhz- Amaraji PE)
Reativando a ala da Maternidade Menino Deus, na Vila João Murilo, que há anos ficou sem utilidade na cidade de Primavera, na Mata Sul, a prefeita Dayse Juliana (PDT), deu início a instalação de uma série de especialidades médicas e ações na área de Saúde no Município, disponibilizando à população atendimentos médicos de ortopedia e fisioterapia, ultrassonografia, bem como psiquiatria.
Os serviços de fisioterapia e ortopedia são oferecidos nas terças, quintas e sextas-feiras, através de encaminhamentos pelas Unidades Básicas de Saúde - UBS, através do Programa Saúde da Família (PSF), ou ainda por marcação na Secretaria de Saúde. Já nas manhãs de quarta-feira, Primavera conta o serviço de Ultrassonografia, dispondo de dez tipos de ultrassom para atender as demandas como gestantes e os demais pacientes que necessitarem do serviço. Já às tardes, no mesmo dia, o ambulatório recebe atendimentos de Psiquiatria. Ambos serviços podem ser marcados também na Secretaria de Saúde, ou são encaminhados pelas quatro UBS da rede municipal.
Além destas especialidades, a "cidade das cachoeiras" conta com médicos plantonistas 24h. por dia no ambulatório da Maternidade Menino Deus, além de enfermeiros e técnicos de enfermagem para auxiliar no atendimento. As quatro Unidades Básicas de Saúde - UBSs, que contam com o Programa Saúde da Família, dispõem de médicos e enfermeiros para o pronto atendimento da população no Centro da cidade, na Vila João Murilo e nas comunidades da Barra e Pedra Branca.
Outra ação na área da Saúde é a instalação do NASF - Núcleo de Apoio à Saúde da Família, uma equipe de profissionais de diversas áreas que atuam nas residências, ampliando o atendimento das Unidades Básicas de Saúde, e do Programa de Saúde da Família. Vale frisar que Primavera conta na sua equipe do NASF com uma fisioterapeuta, um fonoaudiólogo, um psicólogo e nutricionista, os quais atendem às residências do Município. "Nosso objetivo é oferecer um melhor atendimento e o acesso a todas especialidades médicas que antes tínhamos que nos deslocar da cidade para ser atendidos. Desta forma, diminuímos os custos com TFD (Tratamento Fora de Domicílio), e podemos investir mais na cidade", destacou a prefeita Dayse Juliana.
da Assessoria