Domingo, 22 de Dezembro de 2024

Brasil

Publicada em 24/07/17 às 22:03h - 871 visualizações
Pacientes do HC serão chamados a partir desta segunda para marcar exames

Rádio AmarajiFM 98.5 Mhz- Amaraji PE

 (Foto: Rádio AmarajiFM 98.5 Mhz- Amaraji PE)

os 150 pacientes que não conseguiram fichas para a marcação de exames de ultrassonografia no Hospital das Clínicas (HC) de Pernambuco, na Zona Oeste do Recife, oito vão ser atendidos nas Unidades Pernambucanas de Atenção Especializada (Upaes). Segundo o HC, a unidade vai assumir a demanda de pacientes do Grande Recife e Zona da Mata. A partir desta segunda-feira (24), todos os pacientes serão chamados para marcar os exames. 

Segundo o hospital, os pacientes devem ser atendidos entre o fim deste mês e agosto. No dia 14 de julho, dezenas de pessoas dormiram na fila para tentar conseguir uma das 65 vagas disponíveis. Na sexta-feira (19), a Secretaria Estadual de Saúde havia informado que disponibilizaria vagas para exames nas unidades estaduais de saúde, para diminuir a fila de espera no HC.

Em nota, a assessoria de comunicação do hospital afirmou que, dos 150 pacientes que estavam na fila, 142 são da Região Metropolitana do Recife e Zona da Mata.

Por isso, só serão disponibilizadas vagas em Garanhuns, no Agreste; Afogados da Ingazeira, Salgueiro e Serra Talhada, no Sertão, para os oito pacientes que residem em regiões próximas a essas cidades.

Em entrevista ao Bom Dia Pernambuco, na sexta-feira (19), a secretária executiva de Atenção à Saúde do estado, Cristina Mota, havia informado que um sistema online de gerenciamento vai direcionar os pacientes que estão na fila do HC às unidades de saúde geridas pelo estado. O foco principal é contemplar quem mora no interior e precisa ir à capital pernambucana para ser atendido. (Veja vídeo acima)Na madrugada de sexta-feira (14), no entorno do Hospital das Clínicas (HC), pessoas doentes e parentes lutavam por um espaço para garantir uma ficha para realização de exames. Ao todo, são 65 fichas entregues por dia. A quantidade não consegue suprir a demanda.

São pacientes e acompanhantes que percorrem quilômetros, cruzam municípios, para tentar realizar uma ultrassonografia, exame capaz de visualizar órgãos internos e apontar possíveis problemas.

Tem paciente que aguarda o exame há quatro meses. Sentindo dores, outros tentam marcação durante dias seguidos. No local, idosos, que teriam prioridade no atendimento, disputam uma ficha ao lado de jovens e adultos. Eles ainda reclamam que não há banheiros disponíveis para quem espera.

A distribuição de fichas tem início às 6h. Entretanto, na sexta (14), até as 8h não havia começado a entrega. Além da fila a perder de vista, os pacientes ainda precisam conviver com a falta de informação. Até o momento em que a reportagem da TV Globo esteve no local, nenhum funcionário foi visto orientando as pessoas.

Por G1 PE




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:


Top Música
1
Meu violão e o nosso cachorro
Simone e Simaria  
2
Escreve aí
Luan Santana  
3
Camarote
Wesley Safadão  
4
Só num sonho
Ivete Sangalo  
5
Isso cê num conta
Bruno & Marrone  
6
Porta aberta
Belo  
7
Chuva de arroz
Luan Santana  
8
Lua de mel
Sorriso Maroto  
9
Sonhos de Deus
Padre Marcelo Rossi  
10
Do seu coração sou dono
Gabriel Diniz  
Peça sua Música


Nenhuma pedido cadastrado


Estatísticas
Visitas: 1045765 Usuários Online: 584


Hora Certa

Converse conosco pelo Whatsapp! Vamos lhe atender sim.
Copyright (c) 2024 - Rádio AmarajiFM 98.5 Mhz- Amaraji PE - Todos os direitos reservados