(Foto: Rádio AmarajiFM 98.5 Mhz- Amaraji PE)
O Governo de Pernambuco inicia uma nova fase da Operação Prontidão. A partir de agora, todos os prefeitos e prefeitas dos municípios atingidos pelas fortes chuvas do mês de maio, da Mata Sul e parte do Agreste pernambucano, serão recebidos individualmente pelo governador Paulo Câmara (PSB) para discutir as especificidades das ações assistenciais e de reconstrução de cada cidade. No sábado (08/07), foram recebidos os gestores de Amaraji (Rildo Reis), São Benedito do Sul (Juninho Amorim) e Belém de Maria (Rolph Junior). A Operação Prontidão tem atuado nos 27 municípios em estado de Emergência com ações humanitárias e de infraestrutura.
"Vamos receber individualmente os prefeitos e prefeitas dos municípios atingidos no intuito de ver as ações que podem ser feitas neste mês de julho, que é um mês que ainda chove. E vamos nos preparar também para quando a chuva passar, agora, em agosto. A gente tem o compromisso de fazer com que as cidades voltem à normalidade e voltem a funcionar melhor do que estavam antes, com a reconstrução das casas, acessos e prédios públicos, que já estão no nosso planejamento", ressaltou Paulo Câmara.
Pernambuco registra um total de 1.052 desabrigados, 8.336 desalojados e cinco óbitos decorrentes das fortes chuvas. Desde o primeiro momento, o Governo do Estado atuou em parceria com os municípios. Até o momento, já foram arrecadadas e distribuídas cerca de 351,3 toneladas de cestas básicas, incluindo alimentos de pronto consumo; 261.600 m² de lonas; 17.292 kits dormitórios; 19.654 colchões; 186 toneladas de alimentos avulsos; 231.558 litros de água; 9.693 kits de limpeza; 5 mil kits de higiene; 16,8 toneladas de materiais de higiene e limpeza; e 118,5 toneladas de roupas.
da assessoria