em meio ao caos deixado pelas enchentes, o Comando Militar do Nordeste divulgou nesta sexta-feira (9) o primeiro nascimento de bebê realizado no Hospital de Campanha do Exército (H Cmp) em Rio Formoso, na Mata Sul de Pernambuco. O único hospital da cidade, que foi uma das mais afetados pelo temporal, foi inundado pelas enchentes e a unidade de saúde temporária teve que ser montada para atender a demanda municipal.
O parto foi realizado durante a noite da quinta-feira (8) e, às 20h29, nasceu Maria Clara da Silva, com 3,080 quilos, em menos de uma semana de implantação da unidade. A criança e a mãe, Andreza Maria Matias Silva, de 18 anos, não enfrentaram nenhum problema durante o parto, que foi normal, e já receberam alta. Coordenadora do hospital, a Coronel Sandra Andrade explicou que o momento foi marcado por emoção entre a equipe e os pacientes.
"A mãe chegou já em trabalho de parto, por volta das 20h, e foi logo atendida pela equipe de médicos de plantão. Ela já estava no período que chamamos 'expulsivo', que é quando houve a dilatação completa e a cabecinha do bebê já está aparecendo, por isso o procedimento foi bastante rápido. No momento do nascimento, a pediatra fez os primeiros procedimentos e as duas foram acompanhadas em consulta neonatal. Saudáveis, foram liberadas", disse a coronel.
Mãe de Maria Clara, Andreza explica que a bolsa estourou por volta das 19h40 e Maria Clara nasceu quase que pontualmente no dia em que o parto estava previsto, que seria esta sexta-feira. Durante as chuvas, parte do enxoval da bebê foi perdido."Tudo durou menos de uma hora. Fui ao hospital e me disseram que eu estava em trabalho de parto. Na enchente, perdi o berço de Maria Clara, um guarda-roupas e a mesa da cozinha. Sem dinheiro, eu e minha mãe ainda não compramos nada, mas ganhamos um colchão de criança", disse.Por G1 PE