s chuvas e enchentes que atingiram a Zona da Mata Sul de Pernambuco provocaram alterações no fornecimento de medicamentos para clientes do Programa Farmácia de Pernambuco. A Secretaria de Saúde (SES) informou, nesta sexta-feira (2), que, a partir de segunda (5), os remédios deixarão de ser entregues pela III Gerência Regional de Saúde (Geres), em Palmares, uma das 24 cidades em situação de emergência. A retirada gratuita dos insumos passará a ocorrer na Farmácia Metropolitana, na Praça Oswaldo Cruz, no Centro do Recife. O funcionamento será das 8h às 16h.
Em Pernambuco, cinco pessoas morreram em decorrência de acidentes provocados pelas chuvas e enchentes: duas na capital, duas em Lagoa dos Gatos e uma em Caruaru, no Agreste. Ao todo, 31 cidades foram atingidas.
A Unidade da Farmácia de Pernambuco da III Geres é responsável pelo atendimento de moradores dos 22 municípios da Mata Sul. Ao todo, cerca de 3 mil pessoas estão inscritas no programa para receber os medicamentos.
O governo informou, ainda, que os municípios atendidos pela unidade de Palmares vão ser comunicados sobre as mudanças. A Secretaria de Saúde alerta que cada prefeitura da região precisa enviar um representante até o Recife.
Assim, será possível evitar o deslocamento dos clientes. Um guichê especial será montado para atender esses gestores. De acordo com o governo, essa mudança é temporária. A entrega de remédios centralizada no Recife vai ocorrer até a recuperação da unidade da Mata Sul.