(Foto: Rádio AmarajiFM 98.5 Mhz- Amaraji PE)
O desembargador José Antônio Fonseca de Sena, da 1ª Vara Cível de Recife, suspendeu, na segunda-feira (29/05), a decisão judicial da 3ª Vara Cível, que transformava o plano de recuperação da Usina Pumaty em falência da empresa, sediada no município de Joaquim Nabuco, Mata Sul do estado. A usina estava em processo de quitação das dívidas e foi tomada de surpresa pela decisão no sentido da paralisação das atividades.
A indústria está arrendada à AGROCAN (Cooperativa de Agronegócio da Cana-de-açúcar) desde 2009. Na decisão da 3º Vara Cível, o juiz Tomás Araújo argumentou que a empresa não estaria cumprindo os passivos com os fornecedores e que todo o valor adquirido nas safras anuais estavam sendo utilizados apenas para as despesas correntes, sem cumprimento das dívidas com os credores:
- "Os valores disponibilizados pela AGROCAN pelo arrendamento do parque industrial da usina são quase integralmente utilizados para adimplemento de suas despesas correntes, ou seja, não há sobra de caixa para pagamento da lista de credores", argumentou.
DECISÃO FAVORÁVEL À USINA
A 1º Vara Cível, contudo, suspendeu a decisão do juiz, alegando que "não houve o necessário diálogo entre os sujeitos do processo, de sorte a propiciar a quebra da sociedade empresarial". Ainda segundo o desembargador, a grave crise financeira que o país atravessa não é o momento favorável à falência de uma empresa desse porte e que ela é importante para o desenvolvimento econômico da região:
- "É inegável que a manutenção da atividade da primeira agravante, e de sua coligada, repercutem na região em que se encontram situadas, podendo agravar a crise da economia que o País vivencia", afirmou.
Com isso, a AGROCAN pode manter regularmente toda a atividade de entressafra e preparar o início da próxima moagem. De acordo com o presidente da cooperativa, Gerson Carneiro Leão, a empresa estima a produção de 28 milhões de litros de etanol esse ano. Além disso, a indústria tem a intenção de produzir entre 800 mil e um milhão de sacas de açúcar na safra vindoura:
- "Nós já estamos com 70% das atividades de entressafra concluídos, faltando pouca coisa para o início da moagem. A estimativa é que a nossa produção chegue a 28 milhões de litros de etanol. Também começaremos esse ano com a produção de açúcar, com possibilidade produzirmos de 800 mil a um milhão de sacas na safra 2017/2018", disse o presidente, em entrevista exclusiva ao Portal Nova Mais.
O arrendamento do parque industrial da Usina Pumaty pela AGROCAN vai até 2023. A indústria, uma das maiores da Mata Sul pernambucana, é responsável por seis mil empregos diretos e indiretos em toda a região.