(Foto: Rádio AmarajiFM 98.5 Mhz- Amaraji PE)
por Lissandro Nascimento
Devido as fortes chuvas que intensificaram na madrugada da segunda-feira (29/05) e o volume de água do Rio Ipojuca, onde em diversos pontos da cidade de Escada, na Mata Sul, já transbordaram, o Prefeito Lucrécio Gomes (PSB) decretou na noite do domingo (28), estado de emergência no município.
De acordo com a Prefeitura de Escada, o balanço da Defesa Civil do município registrou, até ontem, cerca de 03 mil pessoas desabrigadas e ou desalojadas, em decorrência de inundações e deslizamentos de barreiras. Centenas de famílias foram encaminhadas para abrigos improvisados em quadras, escolas, associações e uma antiga fábrica. O gestor municipal já informou a situação ao Governo de Pernambuco. O Deputado Federal Augusto Coutinho (SD), esteve na cidade e se prontificou falar com o governador sobre a situação.
A Prefeitura da Escada orienta os moradores de áreas de risco em caso de necessidade deve entrar em contato com a Defesa Civil, através do número (81) 99229-6783.
POTÁVEL - A cidade de Escada está sendo abastecida com água potável, no momento, apenas pelo Rio Sapocagy, com a vazão de 42 l/s, tendo em vista que a captação (flutuante) no Riacho de Pata Choca foi deslocada pelas fortes chuvas. Os técnicos trabalham para finalizar o conserto do equipamento até esta quarta-feira (31). Até lá, a cidade será atendida com o rodízio de dois dias com água e sete dias sem o abastecimento.