(Foto: Rádio AmarajiFM 98.5 Mhz- Amaraji PE)
Subiu para 24 o número de municípios em estado de emergência em Pernambuco. Após uma avaliação técnica nas cidades atingidas pelas chuvas, um novo decreto foi publicado no Diário Oficial, alterou a classificação das cidades que estavam em estado de calamidade pública e acrescentou mais dez municípios à lista. De acordo com o Governo de Pernambuco, a mudança na classificação não afeta a assistência aos necessitados. Com isso, constatou-se que não era necessário mais o estado de Calamidade, mas sim o estado de Emergência. Todos os municípios afetados terão acesso ao crédito, decorrentes de tragédias.
Equipes técnicas, da Defesa Civil Estadual e do Corpo de Bombeiros foram enviadas para a avaliação do cenário e para a execução das primeiras medidas de assistência à população em cada uma das dez novas localidades. O prefeito de Escada também decretou estado de emergência, porém a cidade não constou nesta lista.
Até a noite desta terça-feira (30/05), o Estado contabilizou 29 cidades atingidas pelas chuvas. Além dos municípios em estado de Emergência, as outras cinco afetadas são São José da Coroa Grande, Cupira, Escada, Bonito e Gravatá. Ao todo, 3.081 desabrigados e 52.095 desalojados.
Com o Decreto nº 44.492, também foi ampliado o período de situação excepcional para 180 dias - eram 120 dias antes -, o que permitirá, conforme a Legislação, uma ação prolongada do poder público nas áreas atingidas.
Relação das cidades em Estado de Emergência
- Caruaru
- Ipojuca
- Joaquim Nabuco
- Jurema
- Lagoa dos Gatos
- Primavera
- Quipapá
- Sirinhaém
- Tamandaré
- Xexéu
- Belém de Maria
- Gameleira
- Palmares
- Amaraji
- Maraial
- Ribeirão
- Cortês
- Barra de Guabiraba
- São Benedito do Sul
- Rio Formoso
- Catende
- Água Preta
- Jaqueira
- Barreiros.