Domingo, 22 de Dezembro de 2024

Brasil

Publicada em 13/11/15 às 14:13h - 448 visualizações
Em palestra no Recife, Joaquim Barbosa critica tentativa de impeachment de Dilma

Rádio Amaraji FM 98.5 - Amaraji PE

 (Foto: Rádio Amaraji FM 98.5 - Amaraji PE)

Joaquim Barbosa, ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), classificou como "arbitrárias" as tentativas de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), presidente da Câmara dos Deputados, de iniciar um processo deimpeachment contra Dilma Rousseff. As declarações foram feitas durante a palestra "Ética e política nos negócios", na 16° Convenção Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (CONESCAP), no Centro de Convenções, em Olinda.

Segundo o ex-ministro, o presidencialismo é um sistema que"foi gerado para ter esses atritos". "Ora há o conflito com uma Casa do Congresso, ora com outra. Mas também há práticas de abuso de poder. Recentemente, o presidente da Câmara decidiu, de próprio punho, iniciar o processo de impeachment, um ato absolutamente arbitrário. Houve uma intervenção do STF para evitar esse ato".

Na palestra, Barbosa lembrou a trajetória da democracia brasileira. "Hoje o Brasil é uma das grandes democracias do mundo", afirmou. Ele disse, no entanto, que o presidente eleito deve ter algumas "qualidades" especifícas. "O presidente deve refletir os mesmos valores de uma parcela: ou maioria, ou parte da maioria. Se ele se dissocia desses valores, acaba jogando o país numa crise política."

Joaquim Barbosa também fez diversas ponderações sobre o sistema presidencialista, adotado pelo Brasil. Segundo ele, o presidente desse sistema, "copiado dos Estados Unidos", tem "prepoderância" no país. "As cabeças que conceberam esse poder criaram mecanismos para mitigar este poder". O ex-presidente do STF ressaltou ainda que não existe um sistema político perfeito. "Cabe a nós criar mecanismos para corrigir os erros."

Durante sua fala na palestra, Barbosa, que tornou-se conhecido durante o julgamento do mensalão do Partido dos Trabalhadores (PT), afirmou que o Poder Judiciário deve se pautar pelo respeito à lei. "O Poder Judiciário não é o remédio para escolhas ruins, nossas ou de nossos políticos. Se o ato for ruim, porém de acordo com a lei, não há nada que o Poder Judiciário possa fazer."

Barbosa não quis falar com a imprensa.

Agência Estado




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:


Top Música
1
Meu violão e o nosso cachorro
Simone e Simaria  
2
Escreve aí
Luan Santana  
3
Camarote
Wesley Safadão  
4
Só num sonho
Ivete Sangalo  
5
Isso cê num conta
Bruno & Marrone  
6
Porta aberta
Belo  
7
Chuva de arroz
Luan Santana  
8
Lua de mel
Sorriso Maroto  
9
Sonhos de Deus
Padre Marcelo Rossi  
10
Do seu coração sou dono
Gabriel Diniz  
Peça sua Música


Nenhuma pedido cadastrado


Estatísticas
Visitas: 1044972 Usuários Online: 54


Hora Certa

Converse conosco pelo Whatsapp! Vamos lhe atender sim.
Copyright (c) 2024 - Rádio AmarajiFM 98.5 Mhz- Amaraji PE - Todos os direitos reservados