(Foto: Rádio Amaraji FM 98.5 - Amaraji PE)
Às vezes, basta você dar um pequeno incentivo para que uma pessoa consiga mudar a própria vida. É nisso que acredita o engenheiro Josemario Lucena, que tenta modificar a realidade de moradores da periferia do Recife por meio de um curso de eletricista predial. "Eu acho que o grande problema da sociedade está no individualismo, está na condição de você querer estar bem, na vantagem, mas não pensar na hipótese de compartilhar um pouco o que tem. Um pouco pode ajudar muita gente", afirma.
O Dia Nacional do Voluntariado é comemorado nesta sexta-feira (28) e foi instituído em 1985. Para Lucena, ajudar os outros é também buscar uma vida melhor para si mesmo. "Quando você apenas concentra poder e renda, deixa pessoas sem condições, sem futuro e você vira escravo. Você tem que pôr cerca elétrica, muro alto. A gente tem uma sociedade com uma desigualdade enorme de renda e condições. Se cada um pensar e ajudar o outro, a gente vai viver uma vida mais equilibrada", defende o engenheiro.
Nascido em Cupira, no Agreste dePernambuco, Lucena só conheceu uma escola formal aos 10 anos. Atualmente, é engenheiro ambiental e mestre em ciências florestais. Foi da experiência pessoal que tirou a inspiração para, há quatro anos, se unir ao eletricista Arlindo de Freitas e criar um curso para ajudar moradores de uma comunidade da capital. A única parceria é a organização não governamental Instituto Verde, que emite o certificado dado aos alunos.