000Líder do PSB e do maior bloco da Câmara dos Deputados, Felipe Carreras enviou ofício ao vice-presidente da República e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), sugerindo que o novo polo têxtil nacional da Shein seja implantado no polo de confecções do Agreste pernambucano, com base no município de Santa Cruz do Capibaribe.
A Shein é uma plataforma de comércio eletrônico criada da China e que conta com atuação em mais de 150 países. Apesar do foco principal da varejista ser artigos de moda e vestuário, o catálogo da plataforma engloba ainda acessórios para casa e animais de estimação. As vendas são feitas pela internet, seja pelo site oficial ou pelo aplicativo da empresa.
Nos últimos dias, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT) anunciou que a Shein pretende nacionalizar 85% das vendas em até quatro anos. A ideia de instalar o centro de produção no Agreste, segundo Carreras, partiu de uma conversa com o presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), ex-deputado estadual Diogo Moraes (PSB), sobre a oportunidade de trazer mais investimentos para o país e o estado.
“A área têxtil e de confecções de Pernambuco movimenta quase R$ 6 bilhões por ano em negócios, uma engrenagem formada por trabalhadores formais, autônomos, pequenas e grandes empresas que empregam mais de 250 mil pessoas e produzem 225 milhões de peças anualmente. Além disso, Santa Cruz do Capibaribe é a maior produtora de confecções do estado e a segunda maior produtora de confecções do país, com o maior parque de confecções da América Latina em sua categoria”, destacou Carreras.
“Esses dados mostram o dinamismo da região, que poderá ser muitíssimo ampliado com a instalação da Shein, trazendo benefícios para Pernambuco e todo o Brasil”, concluiu o parlamentar, ao acrescentar que tem articulado para a próxima semana, uma visita ao vice-presidente Alckmin, com a participação de Moraes, para dar celeridade à pauta.